12821335_963153890444149_8620620655330939624_n
NOVA DIRETORIA DA AMPROTABACO TOMA POSSE
Do Botucaraí, o prefeito Jarbas Cagliero, de Barros Cassal, faz parte da diretoria da Amprotabaco como membro do Conselho Fiscal.

A nova diretoria da Associação dos Municípios de Tabaco (Amprotabaco) tomou posse. O prefeito de Canoinhas/Santa Catarina, Luiz Alberto Faria assumiu a presidência no lugar de Marcelo Distéfano, prefeito de São João do Triunfo/Paraná. A solenidade  aconteceu em Florianópolis. No ato assumiram também os novos vices, Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano/Rio Grande do Sul; Juliano Pozzi Pereira, de Irineópolis/Santa Catarina, e Silvio Paulo Girardi, de Rio Azul/Paraná. A diretoria permanecerá à frente da Amprotabaco pelo período de um ano. Após ser empossado, Luiz Alberto Faria garantiu que os prefeitos irão continuar pressionando o governo para evitar medidas que prejudiquem a produção de tabaco. Idealizada pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, a Amprotabaco é a porta-voz dos municípios em defesa da produção de tabaco. A entidade tem o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil  (Afubra). Uma representação deverá estar presente na 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, prevista para novembro, em Nova Déli, na Índia. Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, “é fundamental a participação dos prefeitos nas discussões e nas reuniões que antecedem à COP 7″. “A Amprotabaco está fazendo muito, mas a defesa do setor precisa aumentar e a Afubra continuará defendendo as demandas do grupo” .. garantiu o presidente da Afubra Benício Werner. Otimista com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos prefeitos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant, afirmou que as ações da entidade estão alcançando cada vez mais repercussão na sociedade. Atualmente, a Amprotabaco defende a continuidade da produção em 651 municípios no país. No ano passado, por solicitação da entidade, o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha (PMDB), levou à presidente Dilma Rousseff (PT) o teor das discussões realizadas pelos segmentos envolvidos na cadeia produtiva do tabaco sobre o aumento do contrabando de cigarros no Brasil. Nesse período, um documento foi entregue ao diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, e ao secretário-geral da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid, manifestando apoio às iniciativas de repressão ao comércio ilegal de cigarro e cobrando o fortalecimento da fiscalização nas fronteiras do país. A mobilização continua e agora, no próximo dia 2 de março, às 11 horas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) receberá uma comitiva da entidade. O encontro está sendo intermediado pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP). A Amprotabaco defende que o projeto de lei do senador José Serra (PSDB), que prevê medidas ainda mais restritivas ao consumo do tabaco, seja apreciado pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; de Assuntos Sociais; de Constituição, Justiça e Cidadania; de Assuntos Econômicos; e de Agricultura e Reforma Agrária. Do Botucaraí, o prefeito Jarbas Cagliero, de Barros Cassal, faz parte da diretoria da Amprotabaco como membro do Conselho Fiscal,além dele  Reges Antônio Scapin (Estrela Velha/RS); Roger Selski (Ipiranga/PR); Airton Artus (Venâncio Aires/RS); José Daniel Raupp Martins (São Lourenço do Sul/RS); e Fernando Schwanke (Rio Pardo/RS).

12795500_963153733777498_4299124492752327040_n