A equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Barros Cassal – SMECT – reuniu-se com as equipes diretivas e professores da Rede Municipal, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2021, para apresentar o Plano de Ação de Retorno às Aulas Presenciais e Híbridas Pós-Pandemia. Os funcionários foram divididos em pequenos grupos. No dia 10/02, pela manhã, foram recepcionados os diretores das escolas. No turno da tarde, a reunião foi realizada com os professores da educação infantil e no dia seguinte, 11/02, os demais professores foram divididos em dois turnos. Em ambos os dias, os mesmos ouviram sobre os protocolos de segurança de prevenção à COVID-19 a serem implantados, sendo instruídos sobre os planejamentos para a recepção dos alunos e para o bom andamento do ano letivo, incluindo calendários escolares, alterações na grade curricular, levantamento de dados, mapeamento dos espaços escolares e instalação de EPIs, etc.
As escolas reabriram a partir do dia 10 de fevereiro e os professores retornaram nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os servidores estão preparando o novo ano letivo e recebendo os pais para a assinatura do TERMO DE RESPONSABILIDADE E LIVRE CONSENTIMENTO – que autoriza ou não o retorno dos filhos às aulas presenciais – e para esclarecimento de possíveis dúvidas.
Após o cumprimento de todos os protocolos, a SMECT enviará às autoridades sanitárias do município o Plano de Ação de Retorno às Aulas Presenciais e Híbridas Pós-Pandemia para que o mesmo seja aprovado e às aulas retornem em 1º de março, como prevê o calendário.
Algumas turmas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) iniciarão as aulas no modelo híbrido (com presença de 50% dos alunos por turma), outras, que possuem um número menor de alunos, terão aulas presenciais.
As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) iniciarão as aulas no modelo híbrido (com presença de 50% dos alunos por turma) e não ofertarão turno integral.
Cabe ressaltar que a SMECT, juntamente com o Poder Executivo, está pensando na melhor maneira de efetivar o retorno, sempre primando pelo cumprimento da legislação e dos protocolos de cuidado.