Fonte: Jornal Serrano
13 de Maio
COE de Barros Cassal entrega pareceres de escolas habilitadas para receber alunos

No dia 13 de maio de 2021, o COE - Centro de Operações de Emergências da Saúde entregou para o prefeito Adão Reginei dos Santos Camargo os pareceres das escolas Municipais e cópias dos Alvarás Sanitários das mesmas, visando retorno das aulas na segunda-feira, 17 de maio de 2021 para Educação Infantil e Anos Iniciais e 19 de maio para os Anos Finais.

Na ocasião secretários da Saúde Joviano Zago, da Educação Luci Stein e de Administração Edson Zinn e integrantes do COE, junto ao prefeito debateram os problemas que enfrentarão nos primeiros meses de aulas.

Salientaram que aos poucos os pais irão confiando na organização e cuidados preparados para receber os alunos, e que haverá rodizio de visitas nas escolas para acompanhar os professores e diretores, no intuito de colaborar com os mesmos, caso não estejam conseguindo manter todos os protocolos de segurança, pois sabem que não é fácil cuidar de uma criança em casa, sendo bem mais complicado cuidar de muitas juntas, que ao mesmo tempo devem permanecer em distanciamento, no entanto, acreditam que com a união de toda comunidade escolar focada no mesmo objetivo obterão êxito na volta às aulas, e com isso, conseguirão coletivamente se adaptar ao momento de pandemia, voltar ao convívio social e estudar de uma forma mais eficaz, a presencial.

A enfermeira Debora Machado coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barros Cassal, colocou que foram repassados todos os protocolos aos professores, funcionários e motoristas dos transportes escolares, e que acredita que o funcionalismo está preparado para cuidar das crianças.

Luci Stein, lembrou que os motoristas devem tirar a temperatura das crianças ao entrar no ônibus, manter o distanciamento entre elas e conferir para que todas estejam de máscara. “Crianças que não tiverem condições, o município fornecerá máscara”.

O prefeito agradeceu o trabalho de todos, “uma andorinha não faz um verão”, salientou frisando ainda, que não será fácil, já que nem todos pensam iguais, além de que, “alguns não querem que dê certo, vai ser uma luta muito grande, mas unidos dará certo para o mais importante, que todas nossas crianças estejam bem, estudando e voltando a se socializar”.

Fonte: Jornal Serrano