1 de Junho
LANÇAMENTO DA CARTILHA DO BEM NO MUNICÍPIO DE BARROS CASSAL

No dia 01 de junho de 2021 aconteceu, na Câmara de Vereadores de Barros Cassal, a solenidade de lançamento da “Cartilha do Bem” no município de Barros Cassal. Material, este, que tem como propósito reforçar os cuidados por parte dos pais e responsáveis ao adotar medidas de proteção e atenção redobrada às crianças e adolescentes no que diz respeito à prevenção e ao combate do Abuso Sexual e da Exploração de Crianças e Adolescentes. A iniciativa visa enaltecer a importância de debater sobre o tema em casa, na escola ou em quaisquer outros espaços sociais.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, senhor Ivonir Camargo Ortiz. Na sequência também se pronunciaram o vice prefeito de Barros Cassal, senhor Roque Sidinei Pinheiro Castro e a Secretária de Educação, Luci Stein. Ambos agradeceram aos presentes e aos jornais Informativo Regional e Eco Regional, à Delegada Regional de Soledade, Fabiane Bittencourt, junto com diversos órgãos, entidades, prefeituras e Câmaras de Vereadores, pela iniciativa de elaborar e difundir a cartilha, abordando o tema com mais amplitude e clareza com a sociedade.

Em seguida, foi passada a palavra à Delegada Fabiane que destacou a importância da necessidade do debate de um assunto ainda visto com um olhar equivocado por muitas pessoas, o que dificulta o trabalho dos órgãos responsáveis neste tipo de crime. Ela ressaltou, também, que a falta de informação ou o medo de se expor dificulta, por vezes, a chegada de informações com relação aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até a polícia ou aos órgãos de proteção. A delegada explicou que a cartilha é composta por informações precisas e objetivas ao relatar noções de como e quando a criança está sendo vítima de violência sexual, além de a maneira como as pessoas em torno da vítima devem agir, ao presenciarem o crime ou desconfiarem de tal situação. “A polícia sozinha não dá conta de investigar, punir e ainda evitar que outros crimes aconteçam. Por isso, o dever de proteção e prevenção contra esse tipo de criminalidade também é da sociedade, que no menor elemento de indício de violência contra crianças e adolescentes, deve denunciar”, alertou Fabiane.

Os representantes do Jornal Informativo Regional de Soledade se pronunciaram, enfatizando que é missão do grupo estar constantemente presente nas comunidades em que atua, dialogando e informando a sociedade sobre assuntos como este, principalmente por se referir à vida coletiva das pessoas.

O presidente do Legislativo de Barros Cassal encerrou a solenidade agradecendo a todos os colaboradores e fez a entrega oficial da Cartilha aos representantes da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Tutelar, do PIM, do CRAS, da Brigada Militar, da Polícia Civil, dos vereadores, do Conselho do Fundeb e do Conselho Municipal de Educação, assim como às demais autoridades presentes.

Após, o Bispo Rafael Chagas, da Igreja Pentecostal Cristã Bom Jesus dos Milagres de Barros Cassal, deixou sua mensagem e bênção aos presentes pedindo a Deus continue iluminando e dando forças para que este trabalho tão importante tenha continuidade.