Esclarecimentos sobre o incêndio na pousada
No dia 06/03/2025, na madrugada de quarta para quinta-feira, ocorreu um incêndio que consumiu a pousada que ficava ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Gostaríamos de esclarecer de um modo geral, que a pousada foi adquirida na Gestão do Prefeito Jovelino Francisco Zago no ano de 2017 com o objetivo de abrigar pessoas e seus familiares, no pernoite do retorno de seus tratamentos de saúde, principalmente àqueles que residem em localidades mais distantes.
A pousada estava equipada com camas, roupas de cama, banheiro, cozinha entre outros móveis e utensílios, muitos deles vindos de doação. A casa era bastante antiga, porém estava sendo mantida com os recursos disponíveis, inclusive a parte da manutenção e higiene era realizada através de servidores da Secretaria de Saúde e de outros setores.
Não sabemos o que deu início ao sinistro, mas sabemos que apenas uma pessoa qualificada, com conhecimento e embasamento técnico, seria capaz de apontar as causas desse triste acontecimento. Não temos conhecimento suficiente e nem temos o direito de apontar culpas e culpados, então temos de ser responsáveis em nossas declarações.
Segundo relatos de alguns servidores, no dia do ocorrido houve pelo menos três quedas de energia no local e que ao voltar, essa energia causou uma grande instabilidade nos equipamentos e na fiação da casa, que já era bastante antiga. Mesmo assim, não podemos afirmar se essa foi a causa do incêndio.
Nós resta sermos gratos por nada pior ter acontecido, pois não havia pacientes e familiares pernoitando no local. Nos resta agradecer a todos que colaboraram e que tiveram interesse em manter esse local funcionando, visto que foi usado por muitas pessoas no passar desses anos e que muito colaborou para dar um pouco de conforto e abrigo para quem precisou.
Aos colegas servidores, vereadores e a toda a população de Barros Cassal, ninguém sai ganhando quando uma tragédia acontece. Seja ela na esfera pública ou privada, ninguém quer ver sua casa e seus bens destruídos pelo fogo. Quando isso acontece, que foram inúmeros os casos nos últimos meses em nossa região, devemos estender a mão.
Ressalto a importância da participação dos colegas e da população na gestão e no desenvolvimento da nossa cidade, pois meu compromisso desde o início foi trabalhar com transparência e desde então ouvi que podia contar com vocês, para desempenhar o que é de interesse mútuo e que vai servir para o bem comum. Agora estamos vendo isso na prática, estamos agindo como uma comunidade? Estamos participando da construção das coisas que queremos para um município melhor e mais próspero, ou estamos chegando depois do fogo apagado para pisotear nas cinzas?
Quero deixar aqui o meu compromisso e pedir o apoio de todos, para que possamos recomeçar e reconstruir essa pousada, seja lá ou em outro local apropriado. Pois, temos a certeza de que ela foi muito útil e fará muita falta para quem precisa.
Também ressaltar a importância de lutarmos por um grupamento de bombeiros em nosso município, que ainda não foi concretizado por falta de voluntários, mas acredito na vontade e na capacidade dos barroscassalenses, estou otimista que de vamos conquistar tudo isso na nossa comunidade.
Conto com vocês e muito obrigado!